quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Como Abrir uma Lanchonete!

Boa tarde Clientes,

a lanchonete do Roberto hoje irá da dicas de como abrir uma lanchonete!!!!
esses três post mostrará a você, que um dia pensa em ser nosso concorrente, por onde e como começar.....Vamos lá....

Quando o empreendedor se pergunta, que tipo de negócio montar? Lanchonete é uma das respostas mais freqüentes. Por ser um dos últimos setores a ser abalado por crises econômicas – o que pode ser traduzido para dinheiro em caixa diariamente e adaptação a todo tipo de público e investimento – a área de alimentação é opção freqüente entre empreendedores, que procuram começar um negócio.O ramo é bastante receptivo por oferecer um item de consumo que atinge todas as camadas da população, abrindo para o empreendedor um amplo leque de possibilidades.

MERCADO.Setor de alimentação é bastante competitivo, mas há cordialidade entre os empreendedores. Pode-se encontrar bares e lanchonetes convivendo lado a lado, criando mais opções para o consumidor.

LOCALIZAÇÃO. A escolha do ponto comercial é, seguramente, um dos aspectos mais importantes para o sucesso do empreendimento. Estar próximo de escolas, comércio ou escritórios, em geral, traz bons resultados, é importante frisar que a escolha do local deve estar associada à linha de produtos e serviços oferecidos, visto que, este é quem vai determinar a formação de um público específico.

ESTRUTURA. A estrutura deverá ter seus espaços bem definidos e distribuídos, ou seja, a distribuição dos equipamentos será bastante importante, pois dela dependerá a facilidade de locomoção dos funcionários, além disso, devido ao tipo e número de equipamentos utilizados, deve-se dar especial atenção à instalação elétrica. O objetivo é evitar sobrecarga.
A área destinada ao público terá 02 banheiros (masculino/feminino), sendo que o banheiro de funcionários deverá ser instalado distante da área de atendimento. Para instalações em áreas mais reduzidas, com pequeno balcão e sem lugar para sentar, poderá haver apenas um lavabo. A área reservada para estoque deverá ser bem protegida, arejada e separada do público.

EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos para a implantação são:
- Freezer horizontal com geladeira, Balcão frigorífico, Chapeira, Exaustor, Espremedor de frutas, Liqüidificador, Vitrine quente, Estufa, Fritadeira elétrica, Forno microondas, Forno elétrico, Louças em geral (talheres, pratos, copos, etc.);
- Prateleiras para exposição de bebidas, banquetas, mesas, cadeiras;
- Prateleiras para estocagem;
- Caixa registradora, equipamentos, móveis e utensílios

INVESTIMENTOS. Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este girar em torno de R$ 40 Mil.

6 comentários:

  1. olá roberto. Sou Weendell de Aracaju-SE, tenho uma lanchonete dentro de uma faculdade, gostei muito de seu texto e do que voçê se propôe a fazer. Bom saber que existem pessoas com essa visão de que na vida não se pode ganhar sozinho.

    Só gostaria de acrescentar algumas coisas. primeiro é que antes de abrir uma empreendimento é primordial conhecer o local de atuação da empresa a famosa "praça", para assim oferecer produtos que sejam compatíveis com a cultura da população desta região.
    Muitas pessoas abrem uma empresa pensando que vai ser facil, mas uma empresa organizada onde você realmente sabe qual seu lucro real é muito dificl, principalmente quando se tem um funcionário. Mas se tudo foi feito da maneira certa você verá um crecimento que nunca pensou que ia ter, em um tempo muito redisido...

    Obrigado pelo espaço... e gostei muito da sua enpresa pela foto acima....

    Wendell S. Chagas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo site...
    José Saldanha..Belém-pa

    ResponderExcluir
  3. meu nome e elias jose de oliveira e to abrindo uma lanchonete com as sua decas que gostei muito eu ja sou do ramo de restaurante mas como empregado agora quero ser o meu patrão vou trabalha muito pra chgar la se deus quzer muito obrigado e boa sorte pra todos meu gmail e elias2701@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ola Roberto estou pretendendo abrir uma pequena lanchonete so que seria em bairro por isso falo pequena pois o movimento não é tão bom quanto no centro,mais gostei das dicas vou tentar peloumenos a metade.seria interesante se vc pegasse meu imal pra trocarmos uma ideia:solangeelucas2010@hotmail.com...aracajubj

    ResponderExcluir
  5. Oi Roberto, primeiramente quero agradecer por suas dicas, foram todas muito importantes.
    Quero abrir uma lanchonete simples em um bairro simples, mais que tem bastante comercio e movimento e nenhuma concorrencia, então acredito que exista grande chance de crescimento. Quero oferecer lanches saboros, frescos, um ambiente agradavel onde a pessoa pode sentar, comer e ser bem tratado. Se eu puder trocar alguns emails com vc para tirar algumas duvidas eu ficarei muito grata.
    julianagdr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola Roberto, muioto positivo essas ideias.
    Gostaria de abrir uma lanchonete, mas ainda estou com pouco de duvidas
    A respeito da documentaçao e do local adequado.
    Tenho que abrir uma pequena lanchonte, pois meu capital é baixo e por cima disso tudo, vou ter que alugar um lugar bacana...esse é o meu medo, de nao achar o local adeal com preço que caiba dentro do meu orçamento.
    Até tenho boas ideias mas estou com duvidas da documentaçao, e do local.

    Gostaria tambem que pessoas que tbm tivesse o mesmo enteresse que eu, mandasse ideias e dicas de lanchonete para melhor conquistar essse espaço....

    Obrigadonpelo espaço Roberto....

    Att welton

    Email- welton20df@hotmail.com

    ResponderExcluir