terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dinheiro falso, aqui??????


Depois de tantos anos de funcionamento da Lanchonete mais Gostosa da Unb, hoje aconteceu um fato inesperado por nós funcionarios.
O Roberto ao fechar o caixa, percebeu que tinha uma nota falsa e chamou todos nós para conversar sobre o assunto:

"Não existe nada mais universal na vida das pessoas do que o dinheiro. Por pouco que seja, não dá para viver sem ele. E o valor do dinheiro não está apenas em sua capacidade de comprar alguma coisa.Dinheiro é antes de tudo, a melhor recompensa ao trabalho, ao esforço individual." disse o sábio Roberto!
"Nada mais digno do que ganhar dinheiro honestamente. Nada mais inteligente do que usa-lo com bom senso. Agora, vamos aprender a reconhecer o nosso dinheiro, o Real. Assim evitaremos o prejuízo de receber dinheiro falso."
e assim começaremos uma aula:


As cédulas do Real são confeccionadas em papel especial de fibra de algodão que contém em sua estrutura quatro elementos de segurança.

No papel sem a impressão, já temos:

* Marca d´água
* Fibras coloridas
* Fibras luminescentes (aparece na luz ultravioleta)
* Fio de segurança (presentes em algumas notas)

Existe um novo elemento de segurança presente apenas na cédula de 20 reais. A faixa holográfica, que é aplicada após a fabricação do papel.

Após o processo de impressão, surgem os seguintes elementos de segurança:

  • O registro coincidente
  • As microimpressões
  • Os fundos especiais
  • A imagem latente
  • As impressões em alto relevo
Há portanto, dois tipos de elementos de segurança. Os elementos do papel e depois os elementos que aparecem na impressão. Além destes as cédulas brasileiras ainda possuem:
  • Marca tátil
  • Numeração

Ao receber uma cédula de papel, confira sempre os principais elementos de segurança marca d´água, registro coincidente, imagem latente e o alto-relevo em algumas áreas da nota.

Para a cédula de polímero, verifique se o material de que ela é feita é realmente plástico. Compare a cédula com outra que seja comprovadamente legítima e veja se há diferença nos elementos e na textura da nota.

As notas falsas serão trocadas pelo Banco Central, que apenas examina se o dinheiro é falso ou não. O dinheiro suspeito pode ser apresentado para exame no Banco Central ou por intermédio dos bancos comerciais.

A falsificação de dinheiro é crime previsto no artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tenta colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento da sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa-fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

Caso receba uma cédula suspeita em um caixa eletrônico, comunique o fato rapidamente ao banco em que você sacou o dinheiro. Se necessário, dirija-se a uma Delegacia de Polícia para registrar ocorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário