quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quer abrir um quiosque na UnB?


Entendendo um pouco mais sobre o assunto..

“A rapadura é doce mas não é mole não..” iniciamos com esta frase para explicar um pouco sobre como ter uma lanchonete na tão querida Universidade de Brasília.

Quando vemos aquela lanchonete lotada, cheio de clientes jovens, bonitos, ricos, inteligentes e saudáveis, dá uma vontadezinha de abrir uma lanchonete na UnB e ficar rico e famoso. Mas não é tão simples como parece, não é só chegar com 4 pedaços de paus, 2 telhas, 1 isopor, e um microondas e se instalar num cantinho do minhocão, você precisa de mais que isso. Vou contar o caminho das índias.

Baseado em informações preciosíssimas conseguidas através de uma visita na prefeitura da UnB, que, aliás, fomos muito bem tratados pelo famoso Chiquinho, obtivemos algumas informações interessantes, por exemplo, existem quiosques na UnB que estão lá a mais de trinta anos, você imaginava? Mas voltando ao início, hoje em dia, para montar uma lanchonete na UnB é necessário participar de uma licitação, baseada na lei das licitações 8.666/93, eles liberam um espaço vazio ou criam um espaço novo dependendo da demanda para aquele local, pode ser uma Xerox, banca de revista ou outra coisa. E o vencedor é escolhido pelo melhor preço oferecido e a validade de permanência é de cinco anos, terminado esses cinco anos é feita uma nova licitação.

O Mesmo não acontece para os quiosques que estão lá há muito tempo, esses não participam de licitação, mas também existe um porem, eles estão presos ao quiosque pela vida, eles não podem vender ,alugar, doar ou passar para filhos. Ou ele entrega o espaço para UnB em vida ou em morte mesmo, e caso isso aconteça, ai sim ocorre uma licitação para ocupar aquele espaço. Mas eles não estão livres de também periodicamente entregar uma documentação para a UnB informando sua legalização junto ao Governo e também passam por uma avaliação da estrutura do quiosque por engenheiros da UnB, é claro que ninguém quer que o quiosque desabe na cabeça de ninguém, eles não são somente fiscalizados pela UnB, mas também pelo GDF, como vigilância sanitária por exemplo.

É claro que nem precisamos dizer o quão foi importante nossa visita à Prefeitura da UnB para entender a criação fiscal e legal de documentos que fazem parte do cotidiano dos quiosqueiros da nossa universidade. Bom, e se alguém tiver interesse em trabalhar nos comércios da UnB, fiquem atentos aos editais lançados ou entregue um currículo em alguma lanchonete, quiosque, banca de revista ou Xerox e torça para ser contratado, hehe.

Um comentário:

  1. Mto importante essa visita. Com certeza com isso vcs vão conseguir entender melhor a função dos documentos analisados pelo grupo.

    ResponderExcluir