quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Como Abrir uma Lanchonete!



continuação.... depois do dimdim...

PESSOAL. Serão necessários, além de considerarmos o empreendedor gerenciando, pessoalmente, o estabelecimento, alguns outros funcionários, tais como:
- Chapeiro;
- Responsável pelos pratos rápidos e lanches;
- Copeiros que farão o atendimento ao público e ajudarão no preparo de lanches simples, sucos e coquetéis, etc.
Dependendo do horário de funcionamento do estabelecimento, será necessário adotar dois turnos de trabalho, o que implica no aumento do número de funcionários. A oferta deste tipo de mão-de-obra é grande, mas o empreendedor deverá ser criterioso na seleção dos funcionários, porque eles terão influência direta no sucesso de seu negócio, uma vez que serão responsáveis pela preparação dos pratos, e o que é mais importante, estarão em contato com a clientela.
Algumas características são particularmente importantes para estes profissionais, tais como:
- Preocupação com o asseio pessoal e higiene;
- Boa aparência e bom contato pessoal;
- Ser paciente e gentil, etc.

FUNCIONAMENTO. A escolha do horário de funcionamento dependerá do público que se pretende atingir, além da localização do estabelecimento. Geralmente, trabalha-se além do horário de funcionamento da casa.

FORNECEDORES. Não constituem problema, já que existem inúmeras opções de fornecedores. Mas é importante realizar uma pesquisa de mercado a fim de montar um cadastro dos fornecedores que melhor se adeqüem às necessidades. A gama é enorme: atacadistas, distribuidores, importadoras, supermercados, feiras-livres, açougues, casas de frios, panificadoras, adegas. Outra alternativa são as visitas a hipermercados, que muitas vezes oferecem produtos a preços mais baixos que o distribuidor.
Frutas, legumes e vegetais deverão ser comprados em menores quantidades e maior freqüência para evitar perdas e garantir produtos sempre frescos. Grandes distribuidores, como por exemplo as CEASA , devem ser bem analisados, pois nem sempre são os mais adequados representando muitas vezes operações inadequadas se levarmos em consideração os fatores distância x tempo x volume de compras, e portanto sem compensação.
Produtos não perecíveis ou congelados, poderão ser comprados dentro de prazos mais elásticos.
São questões a serem estudadas após a definição do cardápio e consequentemente do tipo de produtos com os quais se pretende trabalhar, logo no início do negócio.

ESTOQUES. A própria rotina do estabelecimento é que fornecerá dados para a estruturação do programa de compras. Embora o sistema de trabalho varie de um estabelecimento para outro, algumas rotinas são comuns a todos eles. Diariamente, o empreendedor deverá certificar-se de que todos os itens do cardápio estão disponíveis e de que a casa está em perfeitas condições de higiene. É recomendável que a verificação de estoque seja feita logo após o fechamento do estabelecimento, quando também será feita a limpeza. No dia seguinte a rotina prosseguirá com a realização das compras necessárias, seguidas de armazenagem dos produtos.

CARACTERÍSTICAS DESTE NEGÓCIO. É importante destacar que este tipo de negócio exige bastante do empreendedor:
- Versátil. É necessário ter criatividade e flexibilidade para acompanhar as oscilações de mercado e solicitações da clientela;
- Comportamento. O empreendedor deve estar preparado para, em algumas situações, lidar com clientes que poderão se tornar inconvenientes, em função de certo exagero no consumo de bebidas. Outro fato, é está atento para não servir indevidamente bebidas a menores de idade, o que é proibido por lei.
Conclui-se a partir de então, que a forma desejável de proceder dentro deste contexto, compreende características flexíveis, que tenha jogo de cintura , paciência, habilidade no trato interpessoal, simpatia, firmeza e principalmente, disposição.

DECIDINDO. Para certificar-se do negócio, o empreendedor deve:
- Conversar com outros profissionais;
- Visitar estabelecimentos similares;
- Definir o público alvo (o que determinará o estilo do negócio);
- Realizar pesquisa de mercado a fim de identificar o potencial da região, carências no mercado, tendências, etc.

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