terça-feira, 10 de agosto de 2010

Conhecendo detalhes da cédula de real




Imagem da marca d´água da cédula de 1 real1. Marca d´água
Segurando a cédula contra a luz observe na área branca do lado esquerdo figuras que variam do claro ao escuro. Cada nota possui uma imagem diferente, na nota de 1 real é a imagem da Bandeira do Brasil ou da mulher (figura da República)

Imagem da marca tátil da cédula de 1 real2. Marca tátil
Elemento gráfico, representado por elipses ou por barras (podem estar na diagonal nas cédulas de 2 20 reais). Isso auxilia os deficientes visuais na identificação das cédulas. A marca tátil apresenta uma configuração específica a cada valor de nota.

Imagem latente da nota de 1 Real3. Imagem latente
Ao colocar a cédula na altura dos olhos, na posição horizontal, com bastante luz, vamos ver, no lado esquerdo inferior, junto à tarja com a palavra ‘REAL(IS)’, as letras ‘BC’ escondidas.

Imagem das microimpressões da cédula de 1 Real4. Microimpressões
Utilizando uma lente de aumento vamos observar a presença de pequeníssimas letras ‘BC’ no interior dos números maiores que representam o valor das cédulas, na faixa clara à direita da figura da República (em todas as cédulas) e na faixa à esquerda (somente nas cédulas de 2 e 20 reais). Também podemos observar microimpressões nos troncos das árvores ao fundo da figura do mico-leão dourado, no reverso da cédula de 20 reais.

Imagem das impressões em alto relevo da nota de 1 Real5. Impressão em alto-relevo
Utilizando o tato, você sentirá o relevo em algumas áreas da cédula, como na figura da República, nas legendas ‘República Federativa do Brasil’, ‘Deus seja louvado’ e ‘Banco Central do Brasil’, nas tarjas contendo a palavra ‘Reais’, nos números indicativos do valor da cédula e na figura do animal-tema contida no reverso da nota (com exceção da cédula de 1 real estampa C)

6. Numeração
As cédula possuem também uma numeração individual que estabelece a diferença entre elas, dessa forma, não existem duas cédulas, de mesma denominação, com a mesma numeração. A série é o conjunto de 100 mil cédulas da mesma denominação, com as mesmas características gráficas e que têm em comum os cincos primeiros caracteres alfanuméricos.

Imagem do registro coincidente da cédula de 1 Real7. Registro coincidente
Olhando a nota contra a luz, o desenho impresso em um lado se ajusta exatamente ao desenho igual que se encontra no outro lado nas notas de 1, 5, 10, 50 e 100 reais. Nas cédulas de 1 (estampa C), 2 e 20 reais, o desenho se ajusta e se complementa.

Imagem da aspereza do papel na cédula de 1 Real8. Aspereza do papel
Ao passar os dedos pela nota, você vai sentir uma textura áspera. Característica exclusiva do papel moeda. Esta passa a ser uma das maneiras mais fáceis para verificar se o que você tem em mão é ou não uma nota de dinheiro falso.

Imagem das fibras coloridas da cédula de 1 Real9. Fibras coloridas
Pequenos fios nas cores verde, vermelho e azul, que estão espalhados pelo papel e podem ser vistos em ambos os lados da cédula. Um dificultador da falsificação, porém alguns conseguem ‘lavar’ o dinheiro e reimprimir um valor mais alto.

Imagem das fibras luminescentes da cédula de 1 Real10. Fibras luminescentes
Pequenos fios espalhados pelo papel que se tornam visíveis na cor lilás, quando expostos à luz ultravioleta, em ambos os lados da cédula. Existem alguns dispositivos de luz ultravioleta no mercado que tornam fácil a identificação de dinheiro falso.

3 comentários:

  1. Ótimas dicas!!!
    O difícil vai ser encontrar uma nota de 1 Real!!!
    kkkk ;)
    Mas aproveito para fazer uma pergunta, ainda estão em circulação as cédulas de 1 real e as que existem são válidas?

    Respondam e participem do último desafio do grupo Escoteiros Diplomáticos em: http://escoteirosdiplomaticos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Arthur
    As notas de 1 real ainda valem sim, mas parece que ela estão sumindo né???
    Pois estão sendo recolhidas do mercado para a colocação das moedas.
    Adoramos a sua participação!

    ResponderExcluir
  3. Sim, as cedulas de R$ 1,00 estão sumindo em funcão de que na proporção em que vão sendo gastas (pelo uso)são recolhidas e não mas emitidas. É que analisando custo/beneficio não vale a pena continuar a emissào. O custo de cada uma chegava próximo ao seu valor de face e a durabilidade muito curta (em torno de 14 meses) enquanto a moeda, além de bem mais barata tem uma durabilidade de quaser 20 anos.

    Adenildo Aquino

    ResponderExcluir