Glossário da Lachonete do Roberto! Antes de consumir nossos produtos, verifique aqui o significado deles.
Arquivista: O arquivista é um profissional que organiza, reúne, preserva, controla e fornece acesso a informação orgânica e registrada. Essa informação mantida por um arquivista pode ser registrada em qualquer suporte material - mídia (fotografia, gravações de vídeo ou som, cartas, documentos, gravações eletrônicas, etc.) (Wikipédia) Arquivística São as normas técnicas e procedimentos utilizados na constituição, organização, desenvolvimento e utilização de arquivos.(Wikipédia).
Arquivo Corrente: Arquivo de primeira idade, corrente constituídos de documentos em curso ou consultados freqüentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso. Por documentos em curso entenda-se que, nesta fase, os documentos tramitam bastante de um setor para outro, ou seja, podem ser emprestados a outros setores para atingirem a finalidade para a qual foram criados. (Wikipédia) .
Arquivo Intermediário: Arquivo de segunda idade ou intermediário, constituído de documentos que deixaram de ser freqüentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado. Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios. A permanência dos documentos nesses arquivos é transitória. (Wikipédia).
Arquivo Permanente: Arquivo de terceira idade, permanente ou de custódia: constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução. (Wikipédia).
Arquivologia: A disciplina que tem por objetivo o conhecimento dos arquivos e dos princípios e técnicas a serem aplicados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização. (Wikipédia).
Contexto: Modo pelo qual a trama e a urdidura estão enlaçadas. Ligação entre as partes dum todo. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que permitem sua correta compreensão. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa / Wikipédia).
Diplomática: Disciplina que tem como objetivo o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística).
Documento: Registro de uma informação independentemente da natureza do suporte que a contém. (Wikipedia).
Expediente: Que expede. = expedito. Negócios, reclamações, propostas, pedidos, etc., pendentes de uma repartição ou apresentados a despacho. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).
Expurgo: Destruição de documentos que, na avaliação, foram considerados sem valor permanente. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - CONARQ).
Feed-Back: Resposta, reação a alguma coisa. = retorno (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).
Lanchonete: Lanchonete ou snack-bar é um estabelecimento comercial popular especializado em pequenas refeições rápidas, lanches e sanduíches mesmo fora do horário normal das refeições. No sul do Brasil (exceto em Santa Catarina), é comum as pessoas dizerem lancheria para se referirem a lanchonete.
Original: Documento produzido pela primeira vez ou em primeiro lugar.Versão final de um documento, já na sua forma apropriada (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - CONARQ).
Ordenação: É o ato de se colocar os elementos de uma seqüência de informações, ou dados, em uma ordem predefinida. (Wikipédia).
Protocolo: Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação(2), distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - CONARQ).
Sanduiche: Sanduíche (do inglês sandwich), também chamado de sande ou sandes (género gramatical feminino) em Portugal, é um tipo de alimento que consiste em duas fatias de pão, entre as quais é colocada carne, queijo, ou outro tipo de alimento. Também pode ser feito com um pão inteiro, geralmente de pequenas dimensões.Os sanduíches são habitualmente consumidos ao lanche, ou, como uma refeição rápida, durante o almoço ou jantar. (Wikipédia).
Série: Subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma seqüência de documentos relativos a uma mesma função, atividade ou tipo documental.(Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - CONARQ).
Suco: Um suco ou sumo, refresco ou ainda néctar é uma bebida produzida através do líquido extraído de quase todas as frutas, geralmente despejando-o em um recipiente. Opcionalmente, o líquido pode ser coado antes do consumo. Certa quantidade de água também pode ser adicionada ao recipiente para a diluição do suco. Por fim, geralmente adiciona-se uma dosagem de açúcar ou adoçante ao suco para deixá-lo mais saboroso, com dosagem variada de acordo com o gosto. É disponível no comércio o suco concentrado, que requer a adição de água para reconstituir o líquido ao estado (aproximado) do suco original.Tornou-se popular a combinação de uma variedade de frutas em uma única bebida. (Wikipédia)
Tipo documental: Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro. São exemplos de tipos documentais: cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística).
Trâmite: Curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa.(Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - CONARQ).
Fundo: Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Termo que equivale a arquivo. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - CONARQ).
Autenticidade: Caráter do que é autêntico, legítimo, verdadeiro: negar, contestar a autenticidade de um ato. (Dicionário Online de português).
Veracidade: Qualidade de veraz ou verdadeiro: a veracidade de um fato. (Dicionário Online de português).
Documento arquivístico: Informação registrada, independente da forma ou do suporte, produzida ou recebida no decorrer da atividade de uma instituição ou pessoa e que possui conteúdo, contexto e estrutura suficientes para servir de prova dessa atividade. (Rodinelli)
Espécie de documentos: Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por suas características comuns de estruturação da informação. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório. (Dicionário brasileiro de terminologia arquivística.)
Roberto: Dono da Lanchonete
Camila Caetano 07/38411
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ResponderExcluirGostei do glossário. Pega termos de diferentes fontes. E ainda se utiliza de termos que estarão no trabalho com a própria lanchonete! Abraços
ResponderExcluirMeninos, a idéia é essa mesmo. Mas, vcs precisam dar uma carinha melhor. Dispor as ifnromações de maneira mais clara. Coloquem os termos destacados e com espaçamento entre as definições. Coloquem as referências no padrão ABNT e quando for possível o link para os textos.
ResponderExcluir;)