domingo, 2 de maio de 2010

Giraffas. Lanchonete made in Brasilia



Olá fulanos. Quanto tempo ! Aproveitando os encejos desse ano comemorando os 50 anos de Brasília, vamos trazer a vocês informações sobre a principal instituição culinária brasiliense. O Gira-Gira-Giraffasss !!!

Pois bem...Giraffas é uma rede de fast-food com atuação no mercado de alimentação rápida do Brasil fundada em Brasília em 1981 por dois amigos, Carlos Guerra e Ivan Aragão. Hoje está presente em vários estados. Por ter dois sócios no comando na fundação, o f da palavra girafa foi duplicado se tornando Giraffas. 

O seu objetivo é o de aliar a qualidade e o padrão das grandes redes de refeição rápida ao sabor e à diversidade de cardápio que os brasileiros gostam, com pratos que incluem: arroz, feijão, ovo frito, bife (bovino), filé de peixe, filé de frango, hambúrguer e salsicha e carnes grelhadas.

Em 1991 adotou o sistema de franquias tornando possível a expansão e instalação em lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Paraíba, Bahia e Sergipe .

Passou por dificuldades após a implementação do plano real. Cresceu rapidamente e com a queda da inflação o lucro diminuiu e o modelo adotado pelos sócios mostrou-se inviável, fazendo com que a empresa entrasse em concordata.

Em 1996, devido a crise financeira, foi vendida a três amigos dos donos: Felipe Barreto, Luciana Morais e Luciana Vasconcelos. O trio completamente sem experiência no ramo apostou no sistema de franquias para crescer e, em 1998, se desfez das 10 únicas lojas de posse da empresa herdadas da antiga administração.

Em 2002 obteve o maior crescimento proporcional no segmento nacional e em 2003 conseguiu obter 21% de crescimento e entrou em mais dois estados brasileiros: Espírito Santo e Paraná. Em 2004 e 2005 seu principal foco foi a diversificação dos produtos sendo criado também o quiosque de sorvetes Giraffas. Ainda em 2005 é inaugurada sua primeira loja na cidade de Barreiras, na Bahia. Em 2006 comemora 25 anos com um festival de bandas de rock locais em Brasília, o Giraffestival, atinge a marca de 200 lojas espalhadas pelo Brasil e inaugura as primeiras franquias no Pará e Mato Grosso. Em 2006 também, foi lançado o Trio RBD, que vem com um brinde sobre a banda. Em 2007 foi inaugurada a sua primeira franquia no estado do Tocantins. Em 2008 e 2009, abriu três lojas no Amazonas, nos shoppings Millenium, Manauara e Amazonas Shopping e em Juiz de Fora no Independência Shopping, em Campo Grande, no supermercado WalMart, duas em São Luís uma no São Luís Shopping Center,e outra no Condominio Luminy na AV. dos Holandeses(CALHAU) e uma em Teresina no Teresina Shopping

Prevê a abertura de filiais em Mato Grosso, mais uma em Manaus, no Manaus Plaza Shopping, e outras duas em São Luís: uma no Rio Anil Shopping Center e outra no Shopping da Ilha, além de uma outra no Guarujá.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Giraffas





Nenhum comentário:

Postar um comentário