sexta-feira, 28 de maio de 2010

Exercício H1N1


A febre do momento é o assunto sobre a gripe H1N1, sem nenhum duplo sentido ou coisa do tipo, hoje só se fala nisso.
Aproveitando-se da situação, esse exercício proposto pelo professor é um bom exemplo pra treinarmos e diferenciarmos os termos “veracidade e a autenticidade”. Usamos como exemplo notícias que estão bombando tanto na televisão quando na internet.
Antes, é bom começar tratando do assunto Autenticidade. Ela pode ser compreendia como um conjunto de informações que forma assim a confiabilidade, ou seja, um documento para ser autêntico necessita de características como assinaturas, logotipos, carimbos, etc. A validação só acontece quando o produtor do documento é altamente identificável. Autenticidade é a capacidade do documento ser o que ele diz que é.
A veracidade é diferente, ela está direcionada com o conteúdo das informações contidas nos documentos, ou seja, se o que esta dizendo é verdade ou não.
Nos e-mails que circulam pela internet afirmando isso ou aquilo sobre o que pode acontecer com quem toma a vacina H1N1 não pode ser considerado verídico, nem autêntico, pois não apresentam as características necessárias.
Com certeza um local onde as informações são de grande veracidade e autenticidade é o site do Ministério da Saúde, pois trás informações que corretas e verdadeiras sobre o assunto.

Rodrigo Jaccoud - 08/40211

2 comentários:

  1. OLÁ, GALERA!!!!
    SOMOS DO GRUPO PODE BEIJAR A NOIVA, E VIEMOS AVISAR QUE O NOSSO ENDEREÇO MUDOU!!!

    www.podebeijaranoivaa.blogspot.com

    até mais

    ResponderExcluir
  2. É importante ressaltar que os documentos emitidos pelo MS tiveram o trâmite adequado, o que também garante a autenticidade do documento.
    Agora, vcs podiam colocar os três documentos aqui e fazer a análise deles para que fique claro o porque de autêntico e verídico ou não. Façam um ficha de análise para os três docs, ok?
    ;)

    ResponderExcluir