sexta-feira, 28 de maio de 2010

Exercício H1N1


A febre do momento é o assunto sobre a gripe H1N1, sem nenhum duplo sentido ou coisa do tipo, hoje só se fala nisso.
Aproveitando-se da situação, esse exercício proposto pelo professor é um bom exemplo pra treinarmos e diferenciarmos os termos “veracidade e a autenticidade”. Usamos como exemplo notícias que estão bombando tanto na televisão quando na internet.
Antes, é bom começar tratando do assunto Autenticidade. Ela pode ser compreendia como um conjunto de informações que forma assim a confiabilidade, ou seja, um documento para ser autêntico necessita de características como assinaturas, logotipos, carimbos, etc. A validação só acontece quando o produtor do documento é altamente identificável. Autenticidade é a capacidade do documento ser o que ele diz que é.
A veracidade é diferente, ela está direcionada com o conteúdo das informações contidas nos documentos, ou seja, se o que esta dizendo é verdade ou não.
Nos e-mails que circulam pela internet afirmando isso ou aquilo sobre o que pode acontecer com quem toma a vacina H1N1 não pode ser considerado verídico, nem autêntico, pois não apresentam as características necessárias.
Com certeza um local onde as informações são de grande veracidade e autenticidade é o site do Ministério da Saúde, pois trás informações que corretas e verdadeiras sobre o assunto.

Rodrigo Jaccoud - 08/40211

Glossário

Glossário da Lachonete do Roberto! Antes de consumir nossos produtos, verifique aqui o significado deles.

Arquivista: O arquivista é um profissional que organiza, reúne, preserva, controla e fornece acesso a informação orgânica e registrada. Essa informação mantida por um arquivista pode ser registrada em qualquer suporte material - mídia (fotografia, gravações de vídeo ou som, cartas, documentos, gravações eletrônicas, etc.) (Wikipédia) Arquivística São as normas técnicas e procedimentos utilizados na constituição, organização, desenvolvimento e utilização de arquivos.(Wikipédia).

Arquivo Corrente: Arquivo de primeira idade, corrente constituídos de documentos em curso ou consultados freqüentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso. Por documentos em curso entenda-se que, nesta fase, os documentos tramitam bastante de um setor para outro, ou seja, podem ser emprestados a outros setores para atingirem a finalidade para a qual foram criados. (Wikipédia) .

Arquivo Intermediário: Arquivo de segunda idade ou intermediário, constituído de documentos que deixaram de ser freqüentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado. Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios. A permanência dos documentos nesses arquivos é transitória. (Wikipédia).

Arquivo Permanente: Arquivo de terceira idade, permanente ou de custódia: constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução. (Wikipédia).

Arquivologia: A disciplina que tem por objetivo o conhecimento dos arquivos e dos princípios e técnicas a serem aplicados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização. (Wikipédia).

Contexto: Modo pelo qual a trama e a urdidura estão enlaçadas. Ligação entre as partes dum todo. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que permitem sua correta compreensão. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa / Wikipédia).

Diplomática: Disciplina que tem como objetivo o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística).

Documento: Registro de uma informação independentemente da natureza do suporte que a contém. (Wikipedia).

Expediente: Que expede. = expedito. Negócios, reclamações, propostas, pedidos, etc., pendentes de uma repartição ou apresentados a despacho. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).

Expurgo: Destruição de documentos que, na avaliação, foram considerados sem valor permanente. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - CONARQ).

Feed-Back: Resposta, reação a alguma coisa. = retorno (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).

Lanchonete: Lanchonete ou snack-bar é um estabelecimento comercial popular especializado em pequenas refeições rápidas, lanches e sanduíches mesmo fora do horário normal das refeições. No sul do Brasil (exceto em Santa Catarina), é comum as pessoas dizerem lancheria para se referirem a lanchonete.

Original: Documento produzido pela primeira vez ou em primeiro lugar.Versão final de um documento, já na sua forma apropriada (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - CONARQ).

Ordenação: É o ato de se colocar os elementos de uma seqüência de informações, ou dados, em uma ordem predefinida. (Wikipédia).

Protocolo: Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação(2), distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - CONARQ).

Sanduiche: Sanduíche (do inglês sandwich), também chamado de sande ou sandes (género gramatical feminino) em Portugal, é um tipo de alimento que consiste em duas fatias de pão, entre as quais é colocada carne, queijo, ou outro tipo de alimento. Também pode ser feito com um pão inteiro, geralmente de pequenas dimensões.Os sanduíches são habitualmente consumidos ao lanche, ou, como uma refeição rápida, durante o almoço ou jantar. (Wikipédia).

Série: Subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma seqüência de documentos relativos a uma mesma função, atividade ou tipo documental.(Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - CONARQ).

Suco: Um suco ou sumo, refresco ou ainda néctar é uma bebida produzida através do líquido extraído de quase todas as frutas, geralmente despejando-o em um recipiente. Opcionalmente, o líquido pode ser coado antes do consumo. Certa quantidade de água também pode ser adicionada ao recipiente para a diluição do suco. Por fim, geralmente adiciona-se uma dosagem de açúcar ou adoçante ao suco para deixá-lo mais saboroso, com dosagem variada de acordo com o gosto. É disponível no comércio o suco concentrado, que requer a adição de água para reconstituir o líquido ao estado (aproximado) do suco original.Tornou-se popular a combinação de uma variedade de frutas em uma única bebida. (Wikipédia)

Tipo documental: Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro. São exemplos de tipos documentais: cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística).

Trâmite: Curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa.(Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - CONARQ).

Fundo: Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Termo que equivale a arquivo. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - CONARQ).

Autenticidade: Caráter do que é autêntico, legítimo, verdadeiro: negar, contestar a autenticidade de um ato. (Dicionário Online de português).

Veracidade: Qualidade de veraz ou verdadeiro: a veracidade de um fato. (Dicionário Online de português).

Documento arquivístico: Informação registrada, independente da forma ou do suporte, produzida ou recebida no decorrer da atividade de uma instituição ou pessoa e que possui conteúdo, contexto e estrutura suficientes para servir de prova dessa atividade. (Rodinelli)

Espécie de documentos: Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por suas características comuns de estruturação da informação. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório. (Dicionário brasileiro de terminologia arquivística.)



Roberto: Dono da Lanchonete



Camila Caetano 07/38411

Como Fazer Análise Diplomática e Análise Tipológica de Documento de Arquivo

Esse é um texto da Heloísa Bellotto sobre análise diplomática e análise tipologica

Texto Heloisa Bellotto - Coleção como fazer - Analise diplomatica e tipologica de documentos

Análise Dipomática - Cartão de Desconto Drive Thru




1. Tipo Documental

1.1 Denominação: Cartão de Desconto de Drive Thru McDonalds

1.2 Descrição: Cartão de Desconto é um tipo de benefício para que o usuário ou cliente de determinado empresa possa obter vantagens exclusivas ou gerais, por tempo determinado ou indeterminado.

1.3 Características Externas:
- Classe: Textual
- Suporte: Plástico
- Formato: Cartão
- Forma: Original

2. Entidade produtora: Mcdonalds

3. Destinatário: Clientes

4. Tramite: Feito pelos atendentes de caixa do Mcdonalds que cadastram o cliente e carregam o cartão com créditos após qualquer compra feita pelo cliente. Isso gera bônus que pode ser usado futuramente pelo cliente.

5. Documentos básicos que compõem o cartão: Geralmente é um documento simples

6. Ordenação: Série Numérica

7. Conteúdo: Número de Série

8. Vigência: Indeterminada

9. Expurgo: Documento Permanente

Analise baseada no texto dos arquivistas de Madrid

Análise Dipomática 2 - Vale Casquinha




1. Tipo Documental

1.1 Denominação: Vale Casquinha

1.2 Descrição: Vale Casquinha é um cartão comprobatório onde ao comprovar que foi feito pelo menos cinco compras em qualquer restaurante Mcdonalds, você ganha o de receber um sorvete tipo “casquinha” de graça.

1.3 Características Externas:
- Classe: Textual, Gráfica
- Suporte: Papel
- Formato: Cartão
- Forma: Original

2. Entidade produtora: Mcdonalds

3. Destinatário: Clientes

4. Tramite: Feito pelos atendentes de caixa do Mcdonalds que perguntam ao cliente se ele deseja participar da promoção. Se sim, os atendentes entregam o cartão ao cliente.
5. Documentos básicos que compõem o cartão: Geralmente é um documento simples

6. Ordenação: Somente a quantidade de lanches adquiridos pelo cliente.

7. Conteúdo: Sem série

8. Vigência: 6 meses

9. Expurgo/Descarte: Descarte após promoção

Analise baseada no texto dos arquivistas de Madrid

Análise Dipomática 3 - Vale Big Mac




1. Tipo Documental

1.1 Denominação: Vale Big Mac

1.2 Descrição: Vale Big Mac é um cartão comprobatório onde ao comprovar que foi feito pelo menos cinco compras em qualquer restaurante Mcdonalds, você ganha o de receber um sorvete tipo “casquinha” de graça.

1.3 Características Externas:
- Classe: Textual, Gráfica
- Suporte: Papel
- Formato: Cartão
- Forma: Original

2. Entidade produtora: McDonalds

3. Destinatário: Clientes

4. Tramite: Feito pelos atendentes de caixa do Mcdonalds que perguntam ao cliente se ele deseja participar da promoção. Se sim, os atendentes entregam o cartão ao cliente.
5. Documentos básicos que compõem o cartão: Geralmente é um documento simples

6. Ordenação: Somente a quantidade de lanches adquiridos pelo cliente.

7. Conteúdo: Sem série

8. Vigência: 5 meses

9. Expurgo/Descarte: Descarte após promoção

Analise baseada no texto dos arquivistas de Madrid

domingo, 2 de maio de 2010

Giraffas. Lanchonete made in Brasilia



Olá fulanos. Quanto tempo ! Aproveitando os encejos desse ano comemorando os 50 anos de Brasília, vamos trazer a vocês informações sobre a principal instituição culinária brasiliense. O Gira-Gira-Giraffasss !!!

Pois bem...Giraffas é uma rede de fast-food com atuação no mercado de alimentação rápida do Brasil fundada em Brasília em 1981 por dois amigos, Carlos Guerra e Ivan Aragão. Hoje está presente em vários estados. Por ter dois sócios no comando na fundação, o f da palavra girafa foi duplicado se tornando Giraffas. 

O seu objetivo é o de aliar a qualidade e o padrão das grandes redes de refeição rápida ao sabor e à diversidade de cardápio que os brasileiros gostam, com pratos que incluem: arroz, feijão, ovo frito, bife (bovino), filé de peixe, filé de frango, hambúrguer e salsicha e carnes grelhadas.

Em 1991 adotou o sistema de franquias tornando possível a expansão e instalação em lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Paraíba, Bahia e Sergipe .

Passou por dificuldades após a implementação do plano real. Cresceu rapidamente e com a queda da inflação o lucro diminuiu e o modelo adotado pelos sócios mostrou-se inviável, fazendo com que a empresa entrasse em concordata.

Em 1996, devido a crise financeira, foi vendida a três amigos dos donos: Felipe Barreto, Luciana Morais e Luciana Vasconcelos. O trio completamente sem experiência no ramo apostou no sistema de franquias para crescer e, em 1998, se desfez das 10 únicas lojas de posse da empresa herdadas da antiga administração.

Em 2002 obteve o maior crescimento proporcional no segmento nacional e em 2003 conseguiu obter 21% de crescimento e entrou em mais dois estados brasileiros: Espírito Santo e Paraná. Em 2004 e 2005 seu principal foco foi a diversificação dos produtos sendo criado também o quiosque de sorvetes Giraffas. Ainda em 2005 é inaugurada sua primeira loja na cidade de Barreiras, na Bahia. Em 2006 comemora 25 anos com um festival de bandas de rock locais em Brasília, o Giraffestival, atinge a marca de 200 lojas espalhadas pelo Brasil e inaugura as primeiras franquias no Pará e Mato Grosso. Em 2006 também, foi lançado o Trio RBD, que vem com um brinde sobre a banda. Em 2007 foi inaugurada a sua primeira franquia no estado do Tocantins. Em 2008 e 2009, abriu três lojas no Amazonas, nos shoppings Millenium, Manauara e Amazonas Shopping e em Juiz de Fora no Independência Shopping, em Campo Grande, no supermercado WalMart, duas em São Luís uma no São Luís Shopping Center,e outra no Condominio Luminy na AV. dos Holandeses(CALHAU) e uma em Teresina no Teresina Shopping

Prevê a abertura de filiais em Mato Grosso, mais uma em Manaus, no Manaus Plaza Shopping, e outras duas em São Luís: uma no Rio Anil Shopping Center e outra no Shopping da Ilha, além de uma outra no Guarujá.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Giraffas