sábado, 17 de abril de 2010

O MP quer proibir venda de brinquedos em lanchonetes!


Oláaa caros clientes,
Hoje temos uma noticia muito interessante, e não queremos deixar nossos clientes desinformados!


O Ministério Público Federal em São Paulo tomou ontem uma medida rigorosa contra três grandes redes de fast food. O MPF entrou com uma ação civil pública para que as redes suspendam as promoções que vêm com brinquedos. O argumento é o de que os alimentos calóricos em excesso e contribuem para problemas como a obesidade infantil, e os brinquedos influenciariam as crianças na compra desses lanches. As informações são do G1. Autor da ação, o procurador da República Márcio Schusterschitz da Silva Araújo alega que os lanches, compostos por hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes, fazem do brinquedo um prêmio para o consumo de um alimento que traz risco à saúde de meninos e meninas. A ação tem como alvo as redes McDonalds, Bob's e Burger King e suas respectivas promoções: McLanche Feliz, Lanche Bkids e Trikids.
Araújo argumenta que a estratégia de marketing das três empresas “incita o consumo e fideliza o consumidor infantil a um produto altamente calórico”. Ainda de acordo com ele, “a associação com o brinquedo retira o fundamento de escolha do alimento”, como consta na nota divulgada nesta segunda.
Para o MPF, o direito do consumidor limita as possibilidades do marketing infantil. Com a venda dos brinquedos, a compra seria influenciada não propriamente pelas qualidades do lanche, “mas pela criação abusiva de associações emocionais estranhas ao processo alimentar”, afirma Araújo. Para ele, a alimentação “é fundamental na formação da personalidade da criança”.
Segundo o G1, nenhuma das três redes de fast food enviou um posicionamento sobre a ação até a publicação da matéria.
e vocês o que acham dessa tentativa de proibição???????

Um comentário: